terça-feira, 28 de abril de 2009

Uso das Cores


A Cor

A cor é um elemento decorativo muito apreciado e de fundamental importância no processo de Comunicação Visual. Ela chama a atenção, desperta sensações e influencia o cliente em potencial, estimulando-o positiva ou negativamente.

Alguns fatores que determinam, ou influenciam os significados das cores:
  • suas próprias características e propriedades;


  • gosto pessoal;


  • fatores culturais e psicológicos;


  • moda;


  • natureza do objeto

O simbolismo da Cor

Ao criar um modelo de cores para seu projeto, considere os aspectos simbólicos e psicológicos da cor, bem como a sua fisiologia e os vários princípios de harmonia e contraste.

Enquanto olhamos para uma cor, podemos inconscientemente associá-la a diversos símbolos e isto pode afetar seriamente nossa percepção de qualquer peça.

VERMELHO

Aspectos favoráveis: sugere motivação, atividade e vontade. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.

Aspectos desfavoráveis: indecencia e grosseria. Crueldade física, brutalidade e perigo tornam-se mais evidentes.

Efeitos físicos: estimula a vitalidade, ajuda a circulação sanguínea, promove a produção de hemoglobina para os glóbulos vermelhos novos, aumenta a pressão sanguínea, estimula o sistema nervoso, trata vários tipos de dormência e paralisia. Anemia, resfriado e pneumonia são outras doenças que podem ser melhoradas com o vermelho.

LARANJA

Aspectos favoráveis: essa cor traz as bênçãos da vida: boa saúde, vitalidade, criatividade, alegria, confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida.

Aspectos desfavoráveis: atitude autoritária ou esmagadora, descontentamento, melancolia, tristeza.

Efeitos físicos: é a cor do cálcio e é recomendável para gestantes e mães que desejam aumentar a produção de leite para a amamentação. Cabelos, unhas, ossos e dentes saudáveis são produzidos por essa cor. O laranja pode ser usado no tratamento dos distúrbios do baço e dos rins.

AMARELO

Aspectos favoráveis: traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.

Aspectos desfavoráveis: envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, discrição, maldade, comportamento vingativo e bajulação. Está associada com depressão mental e pessimismo profundo.

Efeitos físicos: reforça o sistema nervoso e os músculos, inclusive o coração, facilitando a circulação. Ajuda a estimular as ações do fígado, vesícula biliar e o fluxo de bile. Promove a secreção dos sucos gástricos e alivia a constipação e indigestão, estimulando o trânsito intestinal. Pode aliviar a artrite, o reumatismo e a gota.

VERDE

Aspectos favoráveis: reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Dá a imagem de segurança e cria um ambiente propício para tomar decisões.

Aspectos desfavoráveis: avareza, indiferença, insegurança, cautela excessiva e suspeita.

Efeitos físicos: ajuda na formação dos músculos, da pele e dos tecidos. Ajuda na elminiação de substâncias tóxicas e atua como adstringente suave. Produz efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente.


AZUL

Aspectoso favoráveis: promove a devoção e a fé. Cor popular associada ao dever, à beleza, e á habilidade.

Aspectos desfavoráveis: a cor é fantasiosa e estimula a tendência a devaneios, a fatuidade e a desconfiança.

Efeitos físicos: produz efeito relaxante e tranquilizador. Pode ser usada para tratar febres, frequencias de pulso aceleradas e pressão sanguínea alta. Promove serenidade, e elimina tensões e dores de cabeça, além de tratar distúrbios da garganta ou das cordas vocais. Tem sido usada para tratar distúrbios menstruais, como: cólicas, dor lombar ou até mesmo sangramento excessivo.


VIOLETA

Aspectos favoráveis: reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. É a cor da realeza. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados ao violeta.

Aspectos desfavoráveis: falta de persistência, irreflexão, desrepeito e atitude autoritária e exigente. Orgulho e arrogância também estão presentes nesta cor.

Efeitos físicos: normaliza as atividades hormonais ou glandulares. Tem ação eficaz na meningite cérebro-espinhal, epilepsia e outros distúrbios nervosos ou mentais, tais como neurose obsessiva ou distúrbios da personalidade.


Fonte: www.tci.art.br/cor e
Artigo publicado por Prof. Esp. Rodolfo Nakamura





2 comentários:

  1. Elaine, meus parabéns, adorei...
    As cores tem um papel fundamental em nossas vidas.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Elaine,

    Parabéns, adorei o assunto, as cores são fundamentais no nosso dia-dia.

    Um grande abraço,

    Cris

    ResponderExcluir