sexta-feira, 17 de abril de 2009

Correio Braziliense - Edição do dia 05 de abril de 2009

A edição do jornal Correio Braziliense do dia 05 de abril de 2009, no Caderno Trabalho e Formação Profissional, publica:

  • Moderação em teste (Capa) - Só em março deste ano, o governo autorizou o preenchimento de 7.394 vagas em concursos, e segundo os especialistas a crise financeira nao irá afetar as seleções.

Segundo a responsávela pela matéria, a jornalista Carmen Souza, o governo federal não para e nao vai parar de autorizar novas contratações no setor público.

Foi feita uma comparação com os empregos formais em todo o País no mês de fevereiro e para se ter uma idéia, foram criados 9.179 novos postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Segundo o professor de economia da Universidade Católica de Brasília, Adolfo Sachsida, a manutenção da oferta de vagas é um indicio forte do cenário de dúvidas que cerca a área de contratações públicas.

Segundo Carmen Souza, assim que recebe autorização do Ministério do Planejamento para fazer um concurso, o órgão beneficiado tem seis meses para divulgar o edital de seleção. É de praxe ganhar tempo e anunciar o quanto antes as regras da disputa pelos cargos públicos, como exemplo, podemos citar o Iphan, antes mesmo de soltar o edital, a comissão já trabalhava as estratégias para o concurso. Diversos órgãos ja estão com seus concursos autorizados e precisam divulgar os editais até setembro deste ano para realizarem as avaliações. Alugns deste órgãos são: Exército, IBGE, Ministério do Planejamento, ANAC entre outros.

A grande questão é: nao ter dúvidas, e se preparar muito, estudar mesmo, até porque a substituição de terceirizados é certeza de novas contratações, cerca de 60% dos cerca de 12 mil terceirizados serão substituídos ainda este ano. Segundo o Ministério do Trabalho, será extinto até julho deste ano, 1.878 postos de trabalho terceirizado, e o Cespe será o grande responsável pela seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário